Os elevadores são considerados o meio de transporte mais seguro do mundo, desde que cumpridas as normas de manutenção preventiva. Com as oscilações e quedas de energia elétrica, é muito comum que ocorram as paradas de elevadores com passageiros preso.

 

Mesmo que a situação cause aflição de quem está retido, o salvamento não pode ser feito por pessoas não habilitadas. Somente os técnicos especializados e os Bombeiros detém autorização legal para realizar o procedimento com plena segurança.

 

Algumas medidas que devem ser utilizadas se você ficar retido no elevador:

 

- Não force a porta nem aceite a ajuda de vizinhos ou funcionários. Mantenha a calma! Não há riscos de faltar o ar pois a arquitetura da cabine garante a provisão de oxigênio para os ocupantes;

 

- Ligue para a portaria ou para o telefone de plantão

se estiver portando telefone. Caso contrário procure chamar o porteiro, zelador ou algum vizinho que possa ouvi-lo;

 

- Informe se há mais pessoas contigo e que todos estão bem;

 

- Tente identificar o andar que se encontra e aguarde a chegada do técnico ou dos Bombeiros.

 

Importante que seu condomínio tenha contrato de manutenção preventiva com empresa especializada e que as regras de utilização estejam claras para todos os usuários, especialmente sobre capacidade de carga, crianças desacompanhadas, proteção com capas acolchoadas.

 

Câmeras de segurança instaladas no interior da cabine pode parecer invasivas mas inibem bastante o mau uso e vandalismo provocado por terceiros.

 

Fonte: Departamento Operacional | Grupo Embracon