Quase metade das taxas condominiais já são pagas pela internet, seguindo uma revolucionária tendência mundial para redução do uso de papel, que de acordo com o World Wide Fund For Nature, já atinge quase 15% graças à tecnologia digital, revolução sustentada pelas vantagens das muitas ferramentas eletrônicas como internet banking e aplicativos bancários de celular, que são capazes de ler códigos de barra e com linhas digitáveis para pagamento de boletos, eliminam a necessidade de impressão, são mais seguros e também otimizam nosso tempo, pois são instantâneos e não precisamos nos deslocar a um local físico como uma lotérica.

 

Mas muito ainda precisa ser feito e precisamos considerar além das vantagens acima os problemas ambientais que podemos eliminar ou minimizar. Pois veja, um eucalipto, segundo a Revista Galileu, rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), aquele comum, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano. E pior, dessa quantidade de papel, 45% acaba no lixo, conforme dados do Paperless. Pense agora em quantas árvores podem ser salvas através do pagamento eletrônico das suas contas.

Do lado das empresas, a AIIM – Association for Information and Image Management –, mostra que metade delas já estão se integrando a essa mudança de paradigma (entre a redução do impresso e a adesão ao ambiente digital), sendo que para 11% isso está acontecendo de forma acelerada. Este avanço poderia ser bem mais amplo se abandonássemos o hábito de imprimir tudo.

 

Aqui na Embracon Condomínios já implantamos políticas de sustentabilidade em relação ao uso de papéis que apresenta como uma das medidas o estímulo aos nossos clientes a que paguem suas taxas de condomínio digitalmente, via internet banking, por exemplo. Os números atualizados são de aproximadamente 30% daqueles que já abraçaram a causa e mudaram a forma de recebimento e pagamento de suas faturas. E acreditamos que poderemos facilmente alcançar a marca de 50% nos próximos 3 meses. Por isso não se esqueça de ligar para nós assim que terminar essa leitura e solicitar a mudança no recebimento e pagamento dos seus boletos. Experimente também ter um papel melhor no mundo.