Dia 21 a Embracon Condomínios entregou a Residencia Mirante da Boa Vista, da construtora Etaplan. Saiba como funciona esta primeira assembléia de condomínio.

 

Enfim, depois de tanto tempo de espera seu apartamento novo foi entregue. Agora é o momento de planejar a mudança, fazer os móveis, deixar tudo pronto para seu novo lar. E seu lar vai muito além da área privativa do seu apartamento.

 

Por mais enxuto que seja seu condomínio, as áreas de uso comum demandam manutenção, custos e precisam de normas para o uso. Há trâmites burocráticos que devem ser cumpridos na entrega do imóvel e taxas a serem definidas.

 

Acompanhamos a entrega do Residencial Mirante da Boa Vista da construtora ETAPLAN para mostrar nesse artigo, todos as decisões tomadas em uma primeira assembléia de condomínio.

 

O Edital de Convocação

 

Dias antes da assembléia, é enviado um edital de convocação via e-mail para todos os condôminos com hora e data especificada.

 

São 2 horários: o primeiro para o comparecimento e caso não haja participantes suficientes, a assembleia começa trinta minutos após a primeira chamada com os presentes.

 

No edital fica especificado todos os assuntos pertinentes às primeiras ações após a entrega do condomínio.               

                          

A assembléia

 

O diretor da construtora Etapla, Ruy Gonçalves Carravetta, abriu a assembléia apresentando-se e dando as boas vindas aos condôminos. Ainda fez o convite para que no sábado, todos estivessem presente no evento no condomínio onde seriam abertas as portas para visitação.

 

Posteriormente, João Matos diretor da Embracon Condomínios, especificou as deliberações que seriam apresentadas e discutidas. Independente do condomínio que será entregue, tais deliberações englobam:

 

  • Constituição Oficial do condomínio;
  • Eleição de síndico e subsíndico;
  • Eleição do conselho fiscal;
  • Apreciação e previsão orçamentária;
  • Esclarecimentos referentes ao Habite-se.

 

Como eleger um síndico e conselho

 

Na primeira assembléia do Residencial Mirante da Boa Vista houveram dois candidatos à síndico: um morador e um profissional.

Ambos individualmente tiveram 5 minutos para explanar sobre suas experiências, resultados alcançados como síndico e definição do pro labore. Neste caso, após analisadas propostas decidiu-se pelo síndico profissional.

 

Optar por um síndico profissional é aconselhável quando trata-se de um condomínio novo. A primeira gestão implica que o síndico já tenha uma certa experiência no assunto.

 

Após a eleição do síndico, decidiu pelo cargo de subsíndica uma moradora do condomínio e três conselheiros que darão suporte e fiscalizarão as contas do condomínio.

 

Última discussão: a previsão orçamentária

 

É de se esperar que ao entrar em um tópico que engloba despesas, taxas e investimentos, a polêmica seja maior. Por isso, ele geralmente é deixada para a etapa final da assembléia. Ali são metrificadas taxas relacionadas:

  • Pessoal e encargos;
  • Impostos e taxas;
  • Honorários administrativos e profissionais;
  • Manutenção mensal;
  • Serviços de manutenção;
  • Material para manutenção;
  • Despesas eventuais;
  • Despesas bancárias.

 

Calcula-se o total dessa previsão e decide-se em conjunto qual porcentagem será de fundo de reserva para futuras melhorias e imprevistos que ocorram.

 

Na Assembléia realizada para o Mirante da Boa Vista, foi decidido o número de funcionários necessários, orçamento para possível instalação de uma portaria remota, horários para as mudanças que serão realizadas, etc.

 

Entregar um empreendimento é um marco para a construtora. Mesmo após a entrega, é essencial que a construtora tenha uma assessoria especializada no que diz respeito aos trâmites iniciais da constituição do condomínio.

 

A construtora Etaplan por exemplo, tem em seus portfólio 1.388 unidades entregues, além das que estão provisionadas para os próximos meses. Para atender tamanha demanda, a Embracon Condomínios torna-se a primeira opção na escolha da administração condominial.

 

Quer saber mais sobre as soluções da Embracon Condomínios para construtoras?

Clique AQUI e solicite uma consultoria