Uma das principais responsabilidades de um síndico é fazer a prestação de contas do condomínio durante todo o seu mandato. Podemos dizer que além de importante, essa atividade é essencial para que o relacionamento entre síndico e moradores seja saudável.

Afinal, o síndico tem como obrigação administrar bem o condomínio e precisa expor para todos como isso está sendo feito, certo? Por isso, é preciso saber como atingir esse objetivo de forma eficiente.

Para ajudá-lo nesse desafio, preparamos um passo a passo da prestação de contas para você entender. Confira!

Como fazer a prestação de contas do condomínio?

Vamos iniciar falando sobre como fazer, de fato, a prestação de contas do condomínio. Para isso, preparamos alguns passos essenciais nesse processo, a fim de que você possa entender da melhor maneira possível. Acompanhe!

Reúna todos os documentos necessários

O primeiro passo está em simplesmente reunir todos os documentos necessários para serem apresentados na prestação de contas. Segue a lista de alguns deles:

  • despesas e receitas ao longo do ano;
  • saldo financeiro da conta do condomínio;
  • situação dos condôminos que estão inadimplentes;
  • certidões negativas, principalmente as relacionadas a FGTS e Receita Federal;
  • seguros e certificados obrigatórios.

Crie uma lista com todos os gastos

Para facilitar o entendimento da prestação de contas por parte dos moradores do condomínio, nossa recomendação é que seja criada uma lista com todos os gastos fixos e variáveis ao longo dos meses.

Isso ajudará os outros condôminos a entender como o dinheiro está sendo gasto, bem como quais gastos podem ser otimizados ou reduzidos.

Elabore os relatórios necessários

Feito esse levantamento de documentos e gastos, o ideal é elaborar alguns relatórios para serem apresentados. Segue uma lista deles para você ter uma noção:

  • relatório do orçamento;
  • balancetes;
  • relatório de: receitas, despesas e de inadimplência.

Obviamente que esses relatórios deverão mostrar como a gestão do síndico lidou com todas as receitas e despesas ao longo do ano, bem como o desafio de controlar a inadimplência nesse período. É interessante também apresentar toda a documentação que comprova as despesas e receitas obtidas.

Monte a apresentação

Por fim, o último passo é montar a apresentação em si. Tenha em mente que ela precisa ser didática e objetiva. Portanto, foque somente nos pontos principais e detalhes que merecem ser analisados no momento da assembleia. Qualquer coisa além disso deverá ser enviada em um documento anexado com o objetivo de fornecer mais detalhes.

Quais são os pontos de atenção ao realizar a prestação de contas do condomínio?

Agora que você já sabe como fazer a prestação de contas do seu condomínio, vamos alertar para alguns pontos de atenção, visando evitar qualquer erro ou falha.

Seja transparente

É importante demonstrar todo tipo de transparência no processo, pois são as contas do condomínio que estão em jogo. Então, não tenha medo de expor o que está acontecendo, evitando maquiar qualquer falha nas contas do condomínio.

Garanta que só constem informações do período

Tome muito cuidado para não incluir informações a mais em relação ao período em que a prestação de contas está sendo feita. Parece pouca coisa, mas isso pode confundir toda a apresentação.

Solicite auditoria do conselho fiscal

O conselho fiscal existe para ajudar o síndico em muitas obrigações. Solicitar uma auditoria na prestação de contas fornecerá mais credibilidade para esse processo.

Viu como é simples realizar a prestação de contas do condomínio? Não tenha medo dessa tarefa, pois ela é mais fácil do que você imagina.

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe-a nos comentários abaixo que logo responderemos.