Conciliar as rotinas de trabalho cada vez mais aceleradas com a prática de atividades físicas é um desafio para a maioria das pessoas. Quem opta por morar em condomínios geralmente pode contar com a academia de uso exclusivo dos moradores, mas, muitas vezes, falta motivação para praticar atividade física sozinho. Um esporte praticado em grupo, pelas ruas da cidade, tem caído no gosto de muitas pessoas: a corrida. Neste texto, vamos falar de alguns benefícios desse esporte e como você pode começar a pratica-lo desde a esteira do condomínio e até nas ruas com o auxílio de profissionais qualificados.

Benefícios da corrida

É cada vez maior o número de pessoas que começam a correr com frequência em busca de mais qualidade de vida. Diferentes pesquisas demonstram os benefícios da corrida. É um esporte democrático que auxilia na perda e manutenção do peso e ainda melhora o humor. O estímulo à prática interfere positivamente no resultado dos programas de medicina preventiva.

Concentração

A corrida melhora a memória e a capacidade de concentração. A prática de pelo menos três vezes na semana, além da produção de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse, promove a produção de endorfina e dopamina, hormônios que são responsáveis por sensações de felicidade, bem-estar e tranquilidade. Eles turbinam o humor e reduzem os sintomas de depressão e ansiedade. 

Prevenção de doenças

Clinicamente, a prática regular da corrida ajuda na melhora do funcionamento do coração e na redução da pressão arterial. Além disso, contribuiu para a redução do LDL (colesterol ruim) e melhora do HDL (colesterol bom) – marcadores de risco para eventos arteroscleróticos. A corrida de forma orientada por profissionais de educação física é capaz de reduzir em até 50% a chance do praticante ser vítima de uma morte precoce e previne doenças como diabetes, hipertensão arterial ou infarto agudo do miocárdio.

Hormônios e musculatura fortalecida

Ainda, as articulações tendões, ossos e ligamentos ficam mais fortes. Assim, há menor risco de torções, fraturas e problemas como osteoporose. A modalidade auxilia no processo de aumento da densidade óssea. Outro ponto de destaque são as baixas incidências de infecções de vias aéreas em corredores. Também ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física. 

Comece a prática com o auxílio profissional

Contar com uma assessoria esportiva especializada na modalidade ou academia que lhe proporcione uma prescrição do exercício com profissionais habilitados pode fazer da corrida seu melhor plano de saúde, e ainda gerar novo estilo de vida.

Fabiano Braun é diretor técnico da assessoria esportiva Floripa Runners e vice-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina (ATC-SC).