salao-de-festas-no-condominio-veja-como-organizar-as-reservas

O salão de festas do condomínio é um dos melhores locais para receber amigos e família para festas, confraternizações e comemorações. Mas, às vezes, alguns problemas surgem, como reservas duplas, dificuldade em saber quais datas estão disponíveis, barulho, perdas ou danos ao espaço, entre outros.

Para evitar problemas como esses e, assim, manter uma boa convivência entre os condôminos, o síndico deve definir regras sobre o uso do salão de festas e também garantir que elas sejam respeitadas. Quer saber como?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como administrar esse espaço de forma eficiente para evitar divergências entre moradores e síndicos. Acompanhe!

Como organizar as reservas do salão de festas do condomínio?

Para evitar confusões na hora de reservar o salão de festas, é essencial ter uma agenda física ou virtual. É muito importante ter apenas uma agenda, a fim de evitar as reservas duplicadas.

Também defina quem será o responsável por efetuar essas reservas — podendo ser o síndico ou o zelador do condomínio para ter um maior controle. O próximo passo é estabelecer quais serão os meios de comunicação utilizados para que o morador faça a sua solicitação.

Pode ser por e-mail, telefone ou aplicativo de gestão de condomínios. Uma dica é disponibilizar a agenda de reservas online. Assim, os moradores saberão quais são as datas e os horários disponíveis. Além disso, é recomendado criar uma fila de espera quando o espaço já estiver reservado para quando houver desistência.

Quando o morador fizer a reserva, ele deverá preencher e assinar um formulário. Esse formulário deve conter as seguintes informações:

1. espaço que está sendo reservado;
2. quantidade de convidados;
3. data e horário de início e término desejado para o evento.

Outro ponto importante é certificar-se de que o morador que está efetuando a reserva esteja ciente das regras sobre o uso do salão de festas. Para tanto, faça e distribua o regulamento, bem como solicite ao morador que assine uma declaração, responsabilizando-se pelo espaço.

Como montar o regulamento de uso do salão de festas?

Defina algumas regras básicas para o uso do salão de festas. Assim, você pode evitar futuros problemas, como barulhos, som alto ou danos ao condomínio. Quais regras podem ser? Descubra na sequência!Agendamento prévio

Para reservar o espaço, o morador deve fazer a solicitação com antecedência mínima de 30 dias, por exemplo. Também deve ser definido um critério de desempate quando mais de um morador solicitar o salão para o mesmo dia e horário.

Limpeza e organização do espaço

Caso a limpeza e a organização do espaço não sejam realizadas por um funcionário nem cobrada uma taxa de quem as utiliza, combine previamente com o morador de entregar o salão de festas limpo e organizado para ser utilizado pelos próximos usuários.

Respeito à lei do silêncio

Durante a festa, o condômino deve estar bem atento ao horário de silêncio estabelecido no regimento interno e segundo a lei, que é a partir das 22h. Após esse horário, o volume do som deverá ser diminuído. Ele também deve comunicar previamente aos convidados sobre o horário de início e término do evento.

Danos ao condomínio

O morador que estiver efetuando a reserva deve estar ciente de que ele é o responsável por qualquer dano causado ao condomínio pelos convidados. Uma boa dica é cobrar uma taxa de aluguel. Esse valor poderá ser utilizado para as despesas decorrentes da utilização do salão, como conserto e reposição.

Poder organizar uma festa no próprio condomínio é uma grande vantagem para os moradores, pois o espaço oferece segurança e comodidade e conta com uma boa estrutura para receber os amigos e a família.

Como vimos, administrar o salão de festas do condomínio não é uma tarefa muito difícil, mas exige responsabilidades por parte de síndicos e moradores para garantir uma boa convivência. Portanto, aproveite as nossas dicas para estabelecer as regras de uso desse espaço.

O que achou das nossas sugestões? Se você gostou, aproveite a visita para assinar nossa newsletter. Assim, você vai receber nossas atualizações diretamente em seu e-mail!