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Às vezes, nem percebemos a presença deste profissional nas dependências do condomínio. Mas, se ele falhar no serviço um dia sequer, logo nos damos conta de que algo está errado. Estamos falando do zelador, funcionário importantíssimo na administração predial. Afinal, a zeladoria do condomínio é a área responsável por fiscalizar as ocorrências e manter tudo em perfeito estado de funcionamento.

O zelador faz contato direto com o síndico, auxiliando na gestão administrativa e na rotina do edifício — função que demanda atenção redobrada e muita disposição. Por isso, muitos condomínios estão investindo na contratação de zeladoria terceirizada, de modo a otimizar os serviços e reduzir os custos operacionais.

Quer entender melhor como isso funciona? Acompanhe o post e conheça as funções da zeladoria do condomínio e quais são as principais vantagens de contar com uma gestão terceirizada.

Quais são as funções da zeladoria do condomínio?

Manutenção das instalações

O zelador é quem cuida para que todas as instalações do prédio estejam em perfeito estado de funcionamento. É função dele:

1. fiscalizar o uso das áreas coletivas pelos moradores e visitantes;
2. checar o estado das instalações elétricas e hidráulicas do condomínio;
3. responsabilizar-se pelo porte das chaves reservas do prédio;
4. prezar pela boa convivência entre os moradores com base no regimento interno do prédio.

Gestão de pessoas

O zelador também é responsável por auxiliar o síndico na orientação dos demais funcionários do condomínio. É função dele:

1. elaborar a escala de serviço dos funcionários internos;
2. distribuir as tarefas entre as equipes de limpeza;
3. coordenar o andamento do trabalho dos funcionários;
4. treinar funcionários recém-contratados;
5. comunicar ao síndico possíveis irregularidades ocorridas.

Supervisão de obras

A supervisão das obras e reformas que acontecem dentro do condomínio também é de responsabilidade do zelador. É função dele:

1. fiscalizar o andamento de obras e reformas;
2. fiscalizar serviços de reparos nas áreas coletivas;
3. auxiliar a equipe da portaria no cadastramento dos prestadores de serviço;
4. comunicar ao síndico eventuais problemas com os serviços;
5. comunicar-se com moradores que forem fazer reformas que interfiram na rotina do prédio.

Suporte aos moradores

Uma das atribuições mais importantes do zelador é zelar pela boa convivência entre os condôminos. É função dele:

1. avisar os moradores sobre o regimento interno do condomínio e notificá-los por descumprimento de regras;
2. alertar os moradores sobre as regras de segurança do condomínio e orientar quanto a eventuais problemas estruturais das unidades;
3. receber e encaminhar aos destinatários as correspondências, encomendas e circulares emitidas pelo condomínio;
4. avaliar as reclamações e sugestões dos condôminos.

Como funciona uma zeladoria terceirizada?

Conforme o próprio nome sugere, o zelador é a pessoa que zela pelo condomínio, ou seja, que toma conta de tudo para que as instalações estejam sempre em condição de uso. Como vimos, é ele o responsável por fiscalizar as áreas coletivas do prédio, coordenar as manutenções básicas e orientar os demais funcionários, incluindo equipes de segurança e de limpeza.

Nesse sentido, podemos dizer que o zelador é o braço direito do síndico. Este, por sua vez, é quem faz a mediação entre os condôminos e a administração geral, repassando quais são as necessidades, as sugestões ou os incômodos dos usuários. Como se trata de um profissional contratado, muitos condomínios estão apostando na zeladoria terceirizada.

Assim, evita-se sobrecarregar um funcionário específico e dá para otimizar a administração do prédio, resolvendo as pendências de forma menos custosa e com mais rapidez. Normalmente, a empresa de zeladoria terceirizada oferece os serviços que seguem.

Suporte administrativo online

A empresa terceirizada oferece todo o subsídio para otimizar a administração do condomínio, como planejamento e participação nas assembleias, emissão de boletos, cuidado com prazos de compromissos obrigatórios, entre outros trâmites.

Suporte financeiro

A empresa terceirizada planeja e controla o pagamento das taxas condominiais, além de fazer a prestação de contas do setor financeiro para os moradores. Também assume a responsabilidade de controlar as questões fiscais do prédio para que não haja irregularidades.

Suporte pessoal

A empresa terceirizada assume ainda a gestão dos funcionários do condomínio, como nos setores de segurança e limpeza, controlando todos os processos burocráticos e minimizando o risco de problemas trabalhistas.

Quais são as vantagens da zeladoria terceirizada?

Redução de custos

Contratar um zelador da maneira convencional pode ser lento, caro e burocrático, já que envolve um processo de seleção dos interessados na vaga. Além disso, uma vez contratado, é a administradora do condomínio quem assumiria os encargos previdenciários e trabalhistas do funcionário.

Terceirizando a zeladoria, é possível eliminar esses entraves e reduzir os custos administrativos, pois a empresa é quem faz toda a gestão. O único gasto seria com o pagamento mensal à companhia.

Manutenções em dia

Funcionários terceirizados já estão treinados e sabem, ao certo, quais serviços precisam desempenhar, o que agiliza (e muito!) as manutenções preventivas e corretivas no condomínio, sem atrasos ou gastos extras.

Além disso, caso o zelador terceirizado não se adapte ao serviço ou ao prédio em questão, é bem mais fácil substituí-lo por outro profissional da empresa. Se a contratação fosse feita no método tradicional da CLT, a troca seria custosa e burocrática.

Mão de obra qualificada

Quem opta pela zeladoria terceirizada pode ter certeza de que não terá problemas com a qualidade dos serviços prestados. Afinal, como dissemos, a mão de obra já vem treinada e qualificada, de modo que o funcionário poderá começar a trabalhar já no primeiro dia, resolvendo as pendências do prédio de imediato.

Convivência harmoniosa

Novamente, as habilidades de profissionais terceirizados fazem a diferença. O funcionário saberá exatamente como lidar com as questões dos moradores para que os eventuais problemas de convivência sejam solucionados da melhor maneira possível. Além disso, com a experiência da zeladoria, será muito mais fácil fiscalizar o cumprimento das regras internas do condomínio.

Com essas vantagens, não há dúvidas de que contar com uma zeladoria de condomínio terceirizada é uma solução muito inteligente para a administração do prédio. A única ressalva é quanto a escolher empresas reconhecidas e especializadas no ramo. Dessa forma, o sucesso da gestão e o sossego dos moradores estarão garantidos!

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