certificado-digital-conheca-os-beneficios-de-ter-o-seu

A tecnologia traz muita praticidade para o dia a dia. Bancos digitais, reservas de hotéis ou cômodos em casas particulares podem ser feitos em segundos via aplicativos no celular, bem como o Certificado Digital, que facilita ainda mais!

Ele permite que diversos serviços burocráticos sejam realizados sem a necessidade de presença física, assim, proporciona agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.

Neste texto vamos explicar o que é o Certificado Digital e quais os seus benefícios. Continue acompanhando para descobrir.

Afinal, o que é certificado digital?

Certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como uma identidade virtual para pessoa física ou jurídica, que garante proteção às operações via internet, ou seja, atribui validade jurídica nas operações realizadas por meio dele.

Modelos de certificado digital:

E-CPF – Identidade digital da pessoa física;

E-CNPJ – Identidade digital da pessoa jurídica;

Dentre os modelos de certificado, o mais indicado para condomínios é o modelo A1 – validade 1 ano – sendo um arquivo digital gerado e armazenado no computador, e que pode ser utilizado simultaneamente entre síndico e administradora parceira.

Benefícios do Certificado digital para o síndico

1- Gestão ágil

Com a possibilidade de assinar os documentos de qualquer local que tenha conexão com a internet, as demandas podem ser concluídas com muito mais agilidade e, assim, evitando acúmulo de documentos.

2- Gestão de tempo

O síndico pode resolver grande parte de suas demandas sem sair do seu escritório ou do condomínio. Assim, a assinatura digital já pode ser utilizada em muitas transações. Se o condomínio já está de acordo com a obrigatoriedade do e-CNPJ e possui uma administradora parceira, a própria empresa pode dar andamento na maior parte dos processos. Como por exemplo, o envio de dados previdenciários dos funcionários do condomínio ao governo (FGTS, INSS, RAIS e demais obrigações trabalhistas)

3- Segurança

Além de proteger a pessoa física do síndico, o certificado digital do condomínio (e-CNPJ) deixa a entidade em dia com a legislação, facilita a conferência de contribuições previdenciárias dos funcionários enquanto proporciona transparência aos processos, evitando fraudes.

4- Sustentabilidade

A possibilidade de utilizar a assinatura digital diminui consideravelmente o uso de papel e, dessa forma, também as chances de perda de documentos que ficariam em arquivos físicos.

Certificado digital do condomínio x Certificado do síndico

Condomínio: O certificado digital para condomínios (e-CNPJ) é obrigatório desde 2013. Sem o certificado não é possível acessar o canal “Conectividade Social” da Caixa Econômica Federal, além de não ser possível também enviar dados previdenciários dos funcionários e informações exigidas pela Receita Federal e Prefeituras.

Por outro lado, mesmo condomínios que não possuem funcionários precisam ter a certificação, sendo utilizado para verificações e controle de possíveis débitos no âmbito da Receita Federal

Síndicos: Para síndicos o certificado digital não é obrigatório. Porém, a utilização da assinatura digital traz muitos benefícios para a gestão condominial. O Certificado Digital de pessoa física (e-CPF) é útil para transações pessoais também, como por exemplo, a declaração do Imposto de Renda, cadastramento de empregado doméstico, acessar serviços da Receita Federal sem precisar se deslocar e participar de leilões eletrônicos da RF.

Uma funcionalidade recente para ambos, é a utilização perante a Receita Federal para protocolo dos pedidos de DBE – documento básico de entrada do CNPJ, pelo sistema chamado E-PROCESSOS.

Nesta plataforma online são protocolados os pedidos de alteração (síndico e endereço) acessando com o E-CNPJ do Condomínio. E inscrição de CNPJ para novos Condomínios acessando com o E-CPF do síndico.

Por fim, não sendo necessário ir a cartório assinar e reconhecer firma da DBE e protocolo físico dos documentos no órgão.

Embracon Certificação Digital

Somos especialistas em contabilidade e em condomínios há 30 anos. Recentemente ampliamos nossa atuação no mercado e nos tornamos uma Autoridade Certificadora da CERTISING, ou seja, operação responsável pelo processo final na cadeia de Certificação Digital.

Então, nosso objetivo é facilitar a rotina das pessoas físicas, empresas, condomínios e nossos clientes em geral na aquisição dos certificados e coletas dos documentos, oferecendo um serviço diferenciado e confiável.

Passo a passo da certificação

Confira o passo a passo para solicitar o seu certificado digital:

1- Documentação parte 01

Nossa equipe reúne a Convenção/livro 3 e ata de eleição do síndico. Além disso, caso seja necessário solicitar ao cartório os documentos originais, nossos profissionais formalizam o pedido de autorização do síndico.

2- Documentação parte 02

O departamento societário analisa e valida a documentação.

3- Investimento

A certificação custa a partir de R$ 210,00 (com possibilidade de acréscimo de serviço de cartório e geração de Nota Fiscal para condomínios que não possuam gestão financeira).

4- Formas de pagamento

Para clientes que possuem gestão financeira o pagamento é feito internamente. Entretanto, clientes que não possuem esse serviço recebem o boleto via e-mail para o pagamento que deve ser feito em no máximo três dias. Assim, a Nota Fiscal é enviada após o certificado ser validado.

5- Confecção do Certificado Digital

Após a confirmação do pagamento, agendamos o atendimento presencial do síndico em nossa sede para a confecção do certificado.

Agora que ficou mais fácil entender a importância e os benefícios do certificado digital, fale conosco e comece a aproveitar as facilidades dessa novidade. Solicite mais informações na sua agência de atendimento!

Caso você ainda não seja cliente, é possível solicitar seu certificado diretamente no site, clicando aqui!