quarentena-do-coronavirus-veja-como-manter-seu-condominio-em-dia

Diante deste cenário delicado, frente ao decreto de quarentena do novo coronavírus, os gestores de condomínios se vêm em uma situação delicada, afinal, um condomínio é uma comunidade que requer tranquilidade, segurança, e ao mesmo tempo, organização das atividades burocráticas do edifício, como finanças, colaboradores terceirizados etc.

E fica muito mais difícil realizar estas atividades sem poder se deslocar, não é mesmo? Talvez não!

Tecnologia ao seu favor

Nessa era tecnológica, há uma diversidade de ferramentas online capazes de auxiliar você. Separamos seis tecnologias úteis para manter a rotina do seu condomínio em dia durante a quarentena do coronavírus. Veja a seguir!

1. Assembleias virtuais

No último dia 15 de março a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomendou acabar com aglomerações, o que deu início a chamada “quarentena do coronavírus”. Esse decreto torna inviável a realização de assembleias e reuniões nos modelos convencionais. Mas talvez essa seja a oportunidade que você precisava para experimentar algo novo. Já ouviu falar nas assembleias virtuais?

Através desse novo modelo, há a possibilidade de manter a sua programação normal do condomínio, porém de forma digital. Para que seja possível realizar assembleias virtuais no seu condomínio, é preciso seguir alguns requisitos:

Convenção Condominial

Para que a assembleia virtual seja válida, é preciso que ela não seja proibida na convenção condominial. Dessa forma, é importante que o síndico verifique essa informação e, caso necessário, proponha uma alteração na convenção, seguindo a exigência legal de voto de 2/3 dos moradores para validação de alterações na convenção.

Convocação

A Convenção do Condomínio estabelece diversos procedimentos convocatórios, como a fixação de Ata de Convocação em local visível, por exemplo. Portanto, esses procedimentos precisam ser seguidos para garantir a validade da assembleia online. De acordo com o artigo 1.350 do Código Civil:

“Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger-lhe o substituto e alterar o regimento interno.

Parágrafo 1 – Se o síndico não convocar a assembleia, um quarto dos condôminos poderá fazê-lo.

Parágrafo 2 – Se a assembleia não se reunir, o juiz decidirá, a requerimento de qualquer condômino”.

Novidade!

Se o seu condomínio utiliza o aplicativo Winker temos uma boa notícia, em virtude da pandemia, a empresa adiantou o lançamento da ferramenta para Assembleia Virtual para o final de março, então, em breve você terá acesso!

2. Certificado Digital

O Certificado digital é um arquivo eletrônico que serve como uma identidade virtual para pessoa física ou jurídica, que garante proteção às operações via internet, ou seja, atribui validade jurídica nas operações realizadas por meio dele.

Com a possibilidade de assinar os documentos de qualquer local que tenha conexão com a internet, as demandas podem ser concluídas com muito mais agilidade e, assim, evitando acúmulo de documentos.

3. Chave Virtual

A chave virtual é uma excelente alternativa para acesso aos condomínios, ela minimiza a necessidade de contato com interfones ou leitores biométricos, que concentram uma grande chance de contaminação.

Para que ela funcione, basta utilizar dois componentes principais: celulares/tablets para que o app seja instalado e um dispositivo nas portas e catracas.

Além de usar para si próprio, o condômino pode enviar convites aos visitantes e prestadores de serviço através do número do celular ou e-mail. Ao chegar no local, basta o visitante aproximar o smartphone da porta que deseja abrir e clicar na chave virtual que será exibida no aplicativo para que o acesso seja liberado.

Mas vale lembrar que, neste momento, o seu lar é o melhor lugar. Evite sair ou convidar pessoas para ir até a sua residência.

4. Portaria Remota

É uma solução tecnológica em que o porteiro sai da área de risco e passa para uma central 24h protegida, que realiza o controle de acesso por meio de um software, tags e câmeras de segurança.

A Portaria Remota é pouquíssimo afetada com esse tipo de situação e nunca deixa o condomínio desassistido, afinal, os serviços de limpeza e segurança dos condomínios são considerados serviços essenciais, portanto não se enquadram na recomendação de quarentena do coronavírus. 

Todavia, é claro que nesses casos as empresas precisam oferecer espaço adequado com distância de segurança entre as atendentes, salas arejadas e suporte de higiene necessários, ações já tomadas pela Portaria Remota Embracon.

5. Mural Digital

A comunicação interna do condomínio é uma preocupação constante do síndico. Afinal, orientar os condôminos sobre as novas medidas, novidades e campanhas se torna muito difícil sem possuir um canal de comunicação efetivo.

O Mural Digital soluciona todas estas dificuldades. Ele consiste em uma, ou mais, telas eletrônicas fixadas normalmente no elevador. Nele, através da tecnologia, o síndico disponibiliza diversos comunicados sem precisar se deslocar, de forma dinâmica e eficaz.

6. Receita Garantida

Este é um momento de instabilidade que pode gerar muita inadimplência para os condomínios e comprometer a saúde financeira. Então, a Receita Garantida é uma solução que garante aos condomínios o recebimento dos valores das taxas condominiais (ordinárias ou extraordinárias) mensalmente de forma antecipada, ou seja, independente do pagamento ou não pelo condômino.

A empresa Garantidora repassa 100% do valor da taxa condominial ao condomínio, e ela se responsabiliza por realizar a gestão dos pagamentos por parte dos condôminos.

Agora que você sabe da importância de investir em tecnologias para o condomínio, acesse o nosso conteúdo sobre Condomínios Inteligentes e saiba como se tornar um!

Podemos ajudar você com alguma solução ou suporte neste momento? Clique aqui e fale conosco!