No período de festas de final de ano especialmente no litoral, aumenta muito o movimento nos condomínios residenciais por ocasião das visitas de familiares, movimento de entregas de compras, cartões e presentes de Natal. O aumento do fluxo de prestadores de serviços também aumenta se comparado com outras épocas do ano. Para isso precisamos redobrar os cuidados com a segurança, principalmente na identificação e autorização de entrada e saída de visitantes.

 

Em condomínios com o cenário oposto (moradores que deixam o condomínio para passar férias ou as festas de fim de ano em casa ou apartamento de praia), também há cuidados a serem tomados.

 

A velha dica de deixar luz acesa para “fazer de conta” que há alguém em casa está em desuso.

 

Continuam valendo as dicas de encaminhar jornais, revistas e correspondências para endereço alternativo, deixar seus contatos para síndico ou zelador para situações emergenciais. Também é prudente deixar os registros gerais de água e gás fechados.

 

Não deixe as chaves com funcionários do condomínio: não é legal desviá-los de seu compromisso com o condomínio. Para regar plantas ou cuidar de animais de estimação convoque familiares ou amigos de sua confiança!